Frequento o restaurante da Conego Eugênio Leite há uns 6 ou 7 anos. Intensifiquei minhas visitas desde que começamos a trabalhar com um fornecedor estratégicamente instalado na mesma rua, o que quase me obriga a marcar reuniões que começam ou terminam com almoços naquele lugar...
Semana passada almocei por lá. Normalmente, pediria um risotto ou uma carne de cordeiro com polenta, minhas preferências no menu, mas resolvi experimentar - pela primeira vez! - uma massa da Vinheria. Na verade, escolhi o prato executivo do dia, que oferecia duas opções: entrada com salada verde e brusquetta, nhoque ao sugo ou polenta com ragu de vitela, e sobremesa. Convenci o garçom a me trazem um pouco de cada e ataquei primeiro a polenta com ragú, bem gostosa, apesar de achar que a polenta poderia estar um tantinho mais mole, para absorver melhor o molho da carne. Passou com um 7 e meio.
O nhoque foi surpreendente. Uma das melhores massas de nhoque (uniqueness!) que já provei. Deliciosa, leve, escandolsamente suave e saborosa. Aí veio o escorregão imperdoável... O molho de tomate estava longe, mas muito longe do capricho e da qualidade da massa. Estava meio ácido, ralo, sem graça. Quase estragou o prato. Uma pena... Levou 10 na pasta e meio no molho.
Prefiro acreditar que erraram na mão naquele dia, pois não dá pra conceber um restaurante daquele quilate, com foco na cozinha italiana, que não sabe fazer um molho de tomate decente.De qualquer forma, a Vinheira continua entre meus top 10 da cozinha italiana de SP.
Complementando o post do Soderi... Minha ida à Vinheria aconteceu na última Restaurant Week. Fui lá sem recomendações ou indicações e fiquei bem feliz. Escolhi um dos itens da Restaurant Week, que era o Spaghetti ao ragu de ossobuco. Execução perfeita, Spaghetti al denti, com o ossobuco desfiado em molho de tomate super suave. Mas o que me chamou a atenção mesmo foi o prato que minha mulher escolheu, o Risotto de limão siciliano com ragu de funghi. ESPETACULAR! Talvez o melhor que eu já comi. Perfeito, al denti no ponto, com sabor de limão siciliano na medida e o funghi sem sobrepor o sabor, perfeito com queijo parmesão. Incrível. Quase mandei trocar meu prato.
De quebra ainda descobri um vinho muito, muito bom, com preço honesto: um Farnese Montepulciano Casale Vecchio 2006 - eu não sei dizer se é amadeirado ou frutado, ou se tem fundo de pele de camelo ou taninos acentuados... O que eu sei é que, como os outros Farneses que eu experimentei, ele é delicioso e desceu fazendo carinho na garganta - um dos melhores que eu já tomei.
JLN
Vinheria Percussi - Rua Cônego Eugênio Leite, 523 - Pinheiros