segunda-feira, 5 de julho de 2010

Boa pedida

Finalmente resolvi conhecer o Maní, celebrado resturante da chef Helena Rizzo, considerada uma das grandes representantes da cozinha brasileira da nova geração (existia a velha geração?).
É uma ótima proposta, baseada num conceito sustentável, dos móveis de madeira certificada ao cardápio com produtos orgânicos. As opções criativas chamam a atenção, da entrada à sobremesa. O couverte é excelente, com pães deliciosos e um biscoito de polvilho com sal grosso muito, mas muito bem feito.
Experimentei um ovo perfecto para começar. Ovo cozido lentamente a 63 graus, por duas 2 horas e meia, banhado em espuma de pupunha. Gostoso, mas não arrancou suspiros deste amante de ovos bem feitos.
No prato principal, mandei uma pescada amarela ao forno, com terrine de batatas, cebola e tomates. Muito gostoso, regado com um suave vinagrete de alho e alecrim. O peixe estava no ponto perfeito, muito perfumado. Harmonizaria muito bem com um Chardonnay, se vinho houvesse na casa... taí o pecado número 1.
A Fernanda pediu um talharim de pupunha com parmesão a azeite trufado. Adorei a pedida. Muito bem feito, suave e no ponto exato, talvez com um dedo a menos de azeite do que seria desejável.
De sobremesa, rachamos o ponto alto do almoço (aliás, a casa tem menus diferentes para o almoço e jantar): uma composição de bananas carameladas, com gelatina de gengibre, farofa de rapadura, doce de leite e sorvete de açaí (acho que é isso aí, se não esqueci nada...). Parace uma mistureba, mas é bom prá caramba. Delicioso com um café bem forte para acompanhar.
Pecado número 2: atendimento meio atrapalhado no dia escolhido (um sábado comum, sem jogo do Brasil nem nada). Nosso prato foi "esquecido" e, entre a entrada e a chegada do meu peixe, passaram-se bem uns 45 minutos. Na mesa ao lado, problemas "audíveis" com o ponto da carne... Espero que sejam apenas "azares" de uma tarde de inverno. Na conta geral, é um resurante que merece repeteco.

Maní - Rua Joaquim Antunes, 210 - Jardim Paulistano - SP

Nenhum comentário: