
Proponho aqui mais um espaço de reflexão neste pretenso blog. Desta feita, não vale escrever do que se experimentou, com gosto ou desgosto, recomendando ou rejeitando. O alvo aqui é re-percutir (variante repercussão, percussão; como bater em bumbo - ou, em tradução livre, em quem a gente quiser bater) o que se publica, fala ou propagandeia neste mundo de meu deus, tão cheio de experts, guides, prizes & inaugurações gastronômicas.
Inauguro o "não fui e não gostei" com um evento ilustrativo e atual, para dar o clima.
Não fui e não gostei da Semana Mesa SP. Desembarcaram por aqui os pelés da gastronomia contemporânea, como Ferran Adriá e mais 16 chefes espanhois igualmente estrelados. Fizeram palestras, discutiram o futuro da gastronomia, deram até uma lambuja para o Alex Atala, único brasileiro subir na mesma onda que os demais convidados. E cozinharam para poucos. Inventaram o tal Jantar do Século, com 19 pratos especialmente criados pelos fodões para uma única noite inesquecível. Leiloaram os convites, com lance inicial de 5 mil pratas por cabeça. Lotou. Vai sifu! Eu não fui e não gostei.
Perdi a oportunidade de comer espuma de abóbora com microlascas de alface congelada em hidrogênio líquido e mais uma infinidade de BOBAGENS que pouco têm a acrescentar ao prazer de se comer bem.
Semana que vem eu detono o Jun Sakamoto e seu sushi de ouro. Aliás, vou detonar a gastronomia japonesa - para mim, uma contradição em termos.
Por fim, seria ótimo ser contestado neste espaço. Criar polêmica traz vigor ao cotidiano.
Um comentário:
Marcelo! ADOREI seu post. Concordo plenamente, PLENAMENTE com a sua visao! (vou mudar para o espanhol, agora, pois meu portunhol está horrivel) Creo sinceramente que el placer llega cuando uno puede sentir, dejarse llevar, relajarse, disfrutar de los perfumes, los colores, los sabores y la companía de otros, en ambientes que sean propicios para que esto pase. No voy a mentir y decir que no me gustan los lindos lugares, porque no es así (ya me conocen cómo para saber eso), pero creo que cuando la cocina se vuelve un experimento snob, lo que queda tiene más que ver con ciencia que con placer. Y no pago un peso por ser conejillo de indias.
Nem um dolar, mesmo.
Aliás, call me a fool mais eu quero entrar num lugar e ser a protagonista da minha propia noite, nao quero workshipear outros!!!
Adoro ler o blog de vcs, continuen!
Postar um comentário