segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Buenos Aires é aqui

Tem um restaurante muito simpático em Embu das Artes, a pouco minutos de SP, especializado em cozinha argentina. Leia-se parrilladas & congêneres. É o Bar Buenos Aires.

O lugar é simpático, o atendimento é fora-de-série. O cardápio é simples, mas cheio de surpresas que se renovam a cada semana. Volta e meia eles oferecem pratos típicos argentinos, como o Locro e a alguma variante do matambre portenho, e convidam os clientes a uma viagem gastronômica muito bem executada.

No cardápio do dia-a-dia, prevalecem as carnes com cortes especiais, como os tradicionalíssimos bifes de chorizo e ancho, acompanhados de saladas variadas e de uma batata a provençal (Unq) de tirar o chapéu. A carta de vinhos é pequena, mas honesta. E as sobremesas são especiais, feitas pela chef Laurane Cerullo, expert no assunto.

Na outra ponta da cozinha está Hugo Ibarzábal, chef argentino que trouxe a receita das boas empanadas para o Brasil e tornou-se conhecido no Martin Fierro, da Vila Madalena, de onde saiu para abrir o seu Buenos Aires do Embu. No atendimento, ao lado do Hugo, está a simpatissíssima Alejandra, que pilota as mesas e recebe as pessoas com maestria (na foto do post, ela e o Hugo "acolhem" meu filho Guilherme, que já aprovou o bife ancho da casa)

As empanadas do Hugo são outro ponto fora da curva deste restaurante. Esta crítica eu deixo para o João de Lorenzo, que complementa e fecha este post.

Foi no Chile meu primeiro contato com as empanadas.  Experimentei e me apaixonei pela Empanada de Pino, como eles chamam por lá.  Massa fininha, assada no forno de pedra com recheio de carne em ponta de faca, um molho puxado na própria carne bem grosso com cebolas, temperos verdes, azeitona e ovo.  Uma delícia!!

Mas desde que se iniciou meu contato com os Argentinos, ouço dizerem que eles fazem as melhores empanadas (até aí, ouço também que eles têm o melhor futebol, o que é claramente uma "inverdade").  Até conhecer este pequeno restaurante do Embu, ainda tinha saudades das Empanadas Chilenas...  Não passo mais vontade, muito pelo contrário, fora todas as delícias já citadas pelo Soderi, a Empanada do Bar Buenos Aires (Unq) sozinha já vale a visita.

Bar Buenos Aires - Rua da Matriz, 62 - Embu das Artes - SP (http://www.restaurantebarbuenosaires.com.br) - UR=2

Um comentário:

Anita Figueiredo disse...

Hola queridos!
realmente, decir que los argentinos hablamos “inverdades” es una simplificación de la realidad y, por ser una simplificación ya es una “inverdad” en si misma.
Estoy segura que algunas empanadas chilenas deben ser buenas, así como algunos vinos chilenos también lo son, así como algunos hombres chilenos no son machistas.
Pero los que alguna vez comieron en buenos aires empanadas verdaderas no pueden compararlas con ninguna otra cocida en el país que casi no tiene ancho.
Las verdaderas empanadas son tucumanas o salteñas (para los ignotos: dos provincias del norte argentino) Quien no probó esas empanadas, no sabe de lo que está hablando.
Besos, lindo blog!

PS: Just in case – por si alguien se lembrar: vou aproveitar para pedir desculpas a todos os convidados a “noite das empanadas” lá no ano 2000. Eu nao sabia nem fazer empanadas direito!!!